
O que é brainspotting?
O brainspoting é uma terapia 'cérebro-corpo' que ajuda a processar trauma psicológico a nível subcortical. É uma técnica derivada do EMDR, que se baseia em encontrar pontos do campo visual que correspondem a emoções e sensações físicas relacionadas ao tema sendo trabalhado.
As terapias cérebro-corpo trabalham com o cérebro em sua totalidade, incluindo regiões mais profundas e primitivas, responsáveis por traumas psicológicos, em contraposição à terapia de fala, que se baseia nas partes mais racionais do cérebro. É também uma abordagem 'bottom-up' (ver seção de EMDR para detalhes).
No brainspotting, localizamos um ponto do campo visual enquanto o paciente pensa no tópico a ser trabalhado que cause ativação (emoções, sensações físicas, movimentos involuntários), o que permite acessar mais profundamente o trauma psicológico. É bastante usada também com atletas, artistas, e outras profissões que exijam criatividade para desbloqueio de potencial.
Indicações
Além de traumas psicológicos (simples ou complexos), o brainspotting é efetivo também para bloqueios de aprendizado, crenças limitantes, performance e desempenho, expansão de criatividade, depressão, ansiedade, desregulação emocional, dores crônicas, disfunções sexuais, crenças limitantes, fibromialgia, medos e fobias, quadros psicossomáticos, traumas físicos, adição, dentre outros.
Não existem contraindicações para a realização do brainspotting.
Formação
Formação em brainspotting pela TraumaClinic, reconhecida pela AIBAPT (Associação Íbero-americana de PsicoTrauma) e também pelo Brainspotting Institute.
Modelo de atendimento
O brainspotting pode ser feito via presencial ou online, sem prejuízo do resultado. As sessões duram 50 minutos, e é possível agendar sessões duplas para quem desejar realizar sessões mais longas.
A frequência usual é de uma sessão por semana. O tempo de duração do tratamento depende das questões a serem trabalhadas e da velocidade com que cada pessoa reprocessa os conteúdos.
Material adicional
# Links
https://brainspotting.org.br/dr-david-grand/
# Artigos científicos disponíveis em português:
1) Brainspotting: uma nova abordagem psicoterápica para o tratamento do trauma
# Artigos científicos em inglês: